PROTEGER O PARQUE É PROTEGER A VIDA!
No próximo dia 23 de Janeiro, a partir das 7hs da manhã, o Parque Municipal Dunas de Abrantes será abraçado por Comunidades Tradicionais, artistas, intelectuais, ativistas e autoridades. Um abraço simbólico de compromisso pela sua implantação, visando a conservação da fauna, flora e atributos culturais presentes no Parque que está inserido na Área de Proteção Ambiental Joanes-Ipitanga. Em decorrência da pandemia a programação presencial será reduzida, porém ampliada por LIVES na página oficial da Associação Cultural e Inclusão Social - ACIS
https://m.facebook.com/acisabrantes/?ref=bookmarks
Criado há 44 anos, o Parque ainda não foi regulamentado pelo município, sofrendo ataques oriundos da ocupação irregular, retirada ilegal de areia das dunas, captura e caça de animais silvestres, remoção da vegetação das restingas e nascentes encontradas na área além da intolerância contra as Religiões de Matriz Africana, violência e ameaças às Comunidades Tradicionais e assédio dos bancos e construtoras na construção de condomínios nas Áreas de Preservação Permanente (APP).
A causa ambiental é sua, é nossa - moradores e famílias no entorno do Parque das Dunas. Respiramos ar puro e e bebemos água deste espaço natural, e todo esse esforço permitirá o acesso das próximas gerações aos recursos naturais. A implantação do Parque possibilita o desenvolvimento de pesquisas científicas, educação ambiental, ecoturismo com observação de aves, turismo étnico (roda de capoeira, samba das lavadeiras, gastronomia), proteção da infância e juventude e geração de emprego e renda com desenvolvimento e bem estar social.
PROGRAMAÇÃO
DIA 23 /01/21 - SÁBADO
Ecotrilha fonte da caixa
08H - ECONOMIA SOLIDÁRIA- Tabuleiro de Tradição e café típico das Lavadeiras da Fonte de Abrantes. Mingau, Cuzcuz, Pão Caseiro, Pamonha,Bolo e Suco de Frutas da época : Jaca, Cajá,Manga e Água de Coco.
09H - MEIO AMBIENTE & CULTURA- Visita a nascente do buraquinho e Exposição fotográfica das Aves do Parque das Dunas de Abrantes e Jauá (Movimento Paranapiacaba - Ornitólogo / Artista Jaelson Castro), replantio e manutenção do viveiro de plantas da Restinga e Mata Atlântica, retirada de lixo , Ampliação do espelho d'água e marcação com Placas educativas.
15H - LIVE na Semana Nacional de Combate a Intolerância Religiosa e tombamento da fonte do buraquinho, um espaço Cultural no Parque Municipal Dunas de Abrantes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário