Pesquisar este blog

sábado, janeiro 09, 2021

"Relações entre povos e pássaros no Continente Africano."

 "Relações entre povos e pássaros no Continente Africano."

"Os pássaros são bons para pensar; neste caso, para pensar a história da África e das relações entre populações africanas e estrangeiros, negros e brancos, nas complexas articulações entre ciência, conhecimento local, política e poder, colonialismo e descolonização, raça, nação, trabalho, honra, hierarquia e desigualdade, colaboração e violência.

A história da África pode ser escrita, assim, da perspectiva de sua rica avifauna ou, mais precisamente, das milenares interações entre humanos e aves naquele continente, captadas por meio da análise do conhecimento historicamente produzido pelas pessoas sobre os pássaros em solo africano. 

É fato que, apesar da centralidade da África na história da América portuguesa e do Brasil, conhecemos pouco do que se passa e do que se passou do outro lado do Atlântico.

O que chega até nós é, basicamente, imagens estereotipadas e espetacularizadas dos safaris, cujo efeito principal está justamente no apagamento da diversidade e da historicidade das relações entre humanos e não humanos ali (Igoe, 2017).

A África, megadiversa em culturas, é também exuberante em pássaros (menos conhecidos do público do que seus icônicos mamíferos). Jacobs busca historicizar por meio da atenção às atividades dos agentes que ela chama de birders, que traduzimos como “passarinheiros” — todos aqueles que, na história do continente, se interessaram em se aproximar e seguir as aves, por razões variadas, vernaculares, ornitológicas e recreacionais (Jacobs, 2016, p.9)."


Obra resenhada: JACOBS, Nancy J. Birders of Africa: History of a Network. New Haven & London: Yale University Press, 2016. 325p.  (https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-87752018000300851)

Felipe Ferreira VANDER VELDEN http://orcid.org/0000-0002-5684-1250 Universidade Federal de São Carlo.



Aves da Gambia e Senegal


águia-pescadora-africanaáguia-pesqueira-africana ou pigargo-africano (Haliaeetus vocifer) é uma ave de rapina que habita praticamente todos os lagos e reservatórios da África

Nenhum comentário:

Postar um comentário